Nosso Inimigo, o Ego

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

As pessoas muitas vezes quando buscam e gostam da sensação de superioridade, que é uma emoção do ego, acham que isso é bom para elas, que proporciona algo agradável.
Achar que um fator desses do ego é algo bom, é como ter um falso amigo, que gostamos da companhia dele, mas ele não visa nosso bem e pode nos prejudicar.
Existe uma famosa frase que é assim: “Um falso amigo é mais perigoso que um inimigo, pois o inimigo pode ferir teu corpo, mas um falso amigo pode ferir a sua alma”.
Se não me engano essa é uma frase do Buda.
Também existe um ensinamento budista que é muito bom: “Quem é teu inimigo?
R: São seus apegos, seu ódio, seu orgulho, sua vaidade, seu próprio ego”.
Outra frase ainda:
A maior vitória é a vitória sobre si mesmo”.
Assim com essas frases de sabedoria famosas, elas nos ensinam que o ego não é um amigo, mas um inimigo a ser vencido, e vencido entende-se por ser desprendido, pois nosso ego não é destruído, mas sim perdemos o interesse por ele à medida que nos autoconhecemos bastante.
O ego sendo um inimigo, e nós sentindo atração por ele, a técnica para ficarmos mais equilibrados e melhores é justamente não o alimentarmos nunca, pois assim ele para.
Porém é necessário enxergar e assumir o próprio ego, e isso é autoconhecimento, assim como também quando o enxergarmos termos a atitude mental de nos desprendermos dele, uma ação é como joga-lo fora. Esse é um caminho para a iluminação.
Aqui no site temos práticas para enxergarmos o nosso próprio ego, que fazemos com mandalas, mas depois é com conosco não o alimentarmos e jogá-lo fora. São três ações que devemos praticar.
Aí é contigo meu amigo, para nós fica o desejo que os outros façam essa prática e se beneficiem, mas só cabe ao outro faze-la.
Segue o link das mandalas: Mandalas para Enxergar o Prórpio Ego.
Fiquem com luz
Seres de luz

 

 

Alguns Destaques: